Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Protium bahianum Daly EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbórea de médio a grande porte com distribuição restrita, frequente nas Restingas da Bahia e rara em Sergipe e Pernambuco. Tem AOO de 176 km², e está severamente fragmentada, pois, apesar dos 932 km² de litoral da Bahia, os remanescentes no Estado estão reduzidos a fragmentos cuja área total soma menos de 222 km². É ameaçada pela perda de área e qualidade do hábitat em consequência da ocupação às margens das rodovias e estradas próximas ao litoral, da especulação imobiliária, do desenvolvimento urbano e dos desmatamentos para carvão, além das plantações de coco e cana.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Protium bahianum Daly;

Família: Burseraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nome popular: "amescla-açu" (Queiroz, 2007)

Distribuição

Coletada mais frequentemente no Estado da Bahia, e somente duas coleções de Sergipe (Daly, 2012).

Ecologia

Árvores de (-1,8)10 a 25(-30) m alt, DAP 25-50 cm (CNCFlora, 2012).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Detalhes O maior problema para as restingas do litoral norte do Estado do Bahia é ocasionado pela especulação imobiliária, decorrente principalmente da sua localização próxima ao litoral, onde a ocupação humana é maior. Este fato é agravado pela posição geográfica da cidade de Salvador, situada em uma baia (a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil), que possui ao leste, oeste e sul o mar, impossibilitando o crescimento urbano nesses sentidos. Acresce-se a isso a decadência da ocupação imobiliária na Ilha de Itaparica, fazendo com que o fluxo de expansão imobiliária se dê principalmente em direção ao litoral norte, beneficiado recentemente com investimentos no sistema viário local (Queiroz, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de Dados" (DD) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- DALY, D.C. Burseraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006590>.

- QUEIROZ, E. P. Levantamento florístico e georreferenciamento das espécies com potencial econômico e ecológico em restinga de Mata de São João, Bahia, Brasil, Biotemas, v.20, p.41-47, 2007.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Protium bahianum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Protium bahianum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/09/2012 - 18:19:56